sábado, 12 de julho de 2014

COMO DIVULGAR A EXPOSIÇÃO

Muito bem, você já organizou seu currículo, visitou exposições, organizou seus trabalhos e marcou sua primeira exposição. Vamos falar dos materiais que serão necessários para comunicação com a imprensa e de onde você aproveitará para fazer os materiais de divulgação.


Materiais para a mídia:

Boas fotos e o tamanho da boa resolução - As mesmas fotos que você criou para ter impressas junto do seu currículo, deverão estar facilmente acessíveis para mandar por e-mail. É muito importante ter uma boa resolução, pois as chances de sua notícia aparecer no jornal melhoram se tiver foto e mais ainda se tiver uma boa foto.
Uma boa foto oscila entre 1 ou 2 Mb (Megas) ou também entre 800 Kb ( tem gente que fala Kás, mas a verdade é que é K Bite), quando você salva sua foto aparece o tamanho dela junto com a informação de arquivo. Quando a foto já está na internet ou é para ser publicada na internet, quanto mais baixo K´s melhor... 150 Kb, 80 Kb...menos de 50 já começa a ficar ruim...  Olhe a figura, no rol de arquivos do computador não aparece a palavra Megas,  irá aparecer 1.800 KB o que já é quase 2 Megas...
Sua câmera tem 20 Megapixels? Que bom pra você, mas provavelmente o tamanho da sua foto vai ficar em 8 Megas e entupir o computador para quem quer que você mande. NÃO ENVIE FOTOS MAIORES QUE 2 MEGAS! Vai irritar quem recebe que também terá que trabalhar dobrado pra tornar sua foto menor e manipulável sem travar equipamentos. Configure sua câmera pra tirar fotos menores ou converta sua foto para este tamanho antes de enviar.

 - Dika da Boa - Tem um programa que deixa sua foto no tamanho certo e se chama
MIHOV IMAGE RESIZER  e taqui o link para baixá-lo com informações fáceis para entendê-lo- http://www.mihov.com/sw/br/ir.php

Se alguém tirou essas fotos pra você, não esqueça de informar isso, dar créditos ao autor.

Release da Exposição - Um release é a informação que assessorias de imprensa do local onde você irá expor ou jornalistas da mídia irão usar pra divulgar sua exposição. Eles normalmente são lotados de trabalho e tudo o que vc puder fazer pra facilitar o trabalho deles será benvindo. Logo, se o release já tiver um formato jornalístico, melhor.
Um bom release é objetivo, claro e informativo.
Basicamente divide-se em 4 campos distintos:
1 - A informação formatada como notícia num texto curto e que tenha uma boa descrição do que o público irá encontrar exposto ou como atração.
2 - Um rápido resumo da informação no formato "SERVIÇO".
3 - Informações complementares: Destaques de currículo, informações sobre o/a artista, informações que qualifiquem a exposição.
4 - SEUS CONTATOS!!!! Jamais esqueça de sempre assinar com seu nome e todos os seus contatos, pois se o jornalista achar que faltou alguma coisa vc terá a chance de atender seu chamado e complementar, ao invés do seu release ir pro lixo por não ter como contatá-lo.

Segue o meu como exemplo:
__________________________________________



RELEASE 
A/C Assessoria de Imprensa IAB/RS

MITOS ORIENTAIS – Zen Aquarelas de Gaby Benedyct
Abertura: Dia 24 de Setembro, 19 horas na Galeria Espaço  IAB/RS

Exposição de aquarelas fundamentadas nas tradições e gestos orientais – a beleza colorida como proposta para a descontração e relaxamento, composição de precisas manchas samurais, inspiradas em gestos fluidos, linhas líquidas, muito movimento e uma pretensa narrativa, simulação de ideogramas, cujo significado é atribuído pelo próprio observador. 

Os trabalhos, pinturas na técnica de aquarela sobre papel, serão apresentados em diferentes formatos, desde paisagens mini de 5 x 5 cm, passando por diferentes tamanhos, tipos de papéis e molduras neutras, até as flutuantes gigantes de 4 x 1,5 metros.  

Para a abertura, a exposição terá, ainda, composições em vídeo e temas de áudio que irão complementar a experiência imersiva para o público convidado.Todos os trabalhos estarão sendo comercializados, incluindo um lote especial, sem moldura, à preços promocionais. 
Visita Guiada pela artista e Conversas sobre a Técnica: Sábado, 27 de setembro,  16 às 20 horas

SERVIÇO:
O QUE: Exposição Mitos Orientais – Zen  Aquarelas de Gaby Benedyct
QUANDO: Abertura - Dia 24 de Setembro, 19 horas
                   Visita guiada pela artista - Sábado, 27 de setembro, das 16 às 20 horas
  ONDE: Instituto dos Arquitetos do Brasil – Galeria Espaço IAB      
                Rua Gal. Canabarro, 363, esq. rua Riachuelo – Centro Histórico - Porto Alegre / BRASIL

Outras Informações:
Gaby Benedyct, São Leopoldo, 1966
Formada pela UFRGS em Artes Visuais, ênfase em pintura.
Criou e produziu a Bienal B (2007), com mais de 300 artistas e 70 eventos.
Criou e produziu a Azul Galeria, durante dois anos, quando extinguiu o espaço expositivo próprio e passou a atuar somente como AZUL Produtora  que segue em funcionamento promovendo eventos culturais e artistas.  Técnica em Assuntos Culturais do Museu de Arte Contemporânea – MACRS, 2010/2011 e atualmente Coordenadora do Núcleo de Artes Visuais da Casa de Cultura Mario Quintana e da Oficina de Arte Sapato Florido. Sua trajetória como agente cultural foi uma escola de qualificação para suas pesquisas poéticas que desdobram-se entre os aspectos formais da pintura, da aquarela.

Principais Coletivas: Associação de Artistas Chico Lisboa  - 2007,2009,2010, 2013 ;
Galeria vendoArte - www.vendoarte.net – 2012;  Projeto ARTEMOSFERA – RBS – 2013

Principais Individuais: Atelier/Galeria JABUTIPÊ, Porto Alegre, 2012;  
Galeria Modernidade,  Novo Hamburgo, 2012
Contatos:  benedyct@gmail.com 
Celular: (51) 8154.8037 ou 81185636

_____________________________


Materiais de Divulgação

Uma vez feitas boas fotos e tendo uma boa organização de sua informação, fica fácil construir seu convite virtual e impresso, como também outros materiais de divulgação como cartazes e banners.

O principal é construir um bom convite virtual, para mandar pra desde todo mundo que você conhece. Um convite é uma informação rápida, que grave fácil na memória e seja literalmente convidativo, uma pequena amostra que o convidado terá sobre o que o espera. Você está convidando para um momento importante de sua carreira, para uma exposição de arte e isto,  no inconsciente popular tem a ver com status cultural, com um momento elegante, de encontro e confraternização.... pelo menos foi por isso que vc foi procurar uma galeria pra mostrar seus trabalhos né mesmo?! Se era pra ser underground, alternativo e blá, blá, blá... não precisava estar na galeria, vc poderia fazer na sua garagem ou na praça...então se você escolheu fazer numa espaço diferenciado, tenha uma atitude à altura e faça um convite ELEGANTE.  Nada de fazer à mão, de qualquer jeito, xerocado, nada de 500 informações, não é um livro, seja direto e limpo.

Escolha seu melhor trabalho, que tenha a essência do que você vai mostrar, peça para amigos lhe indicarem o melhor entre suas fotos.
Metade de seu convite será essa foto, a outra metade será esta informação:

(Em letra corpo 25)
Nome da Exposição, seu nome
Data e hora

 (...espaço, em letra corpo 15, uma pequena frase tipos slogan que defina sua obra ou técnica)
Conceito e Técnica

(...espaço, em letra corpo 18)
Nome do espaço em que está a exposição
(sem espaço, em letra corpo 12)
endereço do espaço

Se for necessário, no rodapé, no menor tamanho legível possível, logotipos de patrocinadores. Não é sacanagem, é a praxe, porque o que importa é você e sua arte, o patrocínio é a favor de sua arte, não um obstáculo à memorização de sua informação. Pessoalmente eu prefiro economizar e pagar tudo, assim posso escolher meus fornecedores e a qualidade de minha recepção, logo em meus convites só vai a citação do local que me recebe.

Veja abaixo um exemplo...


Preste atenção no quanto a data e hora estão destacados e no quanto a informação de ONDE? deve ser clara e fácil de ler.

Terminada a arte, que deverá ser feita em photoshop, ou adobe ou corel (eu adoro corel), selecione tudo, agrupe e salve em PDF e Jpeg. Terá a opção de resolução e vc escolhe 300 dpi. Para ser usado como convite de internet, que vc postará em suas redes ou enviará por e-mail, salve em 100 dpi, pois fica mais leve e mais simpático. O arquivo em 300 dpi será enviado junto com o release + o arquivo onde você editou, para a imprensa, mandando também em jpeg e pdf. Assim o jornalista tem opções para usar seu material no formato que for mais fácil pra ele. Mandando tudo, um deles vai servir, porque cada um tem o jeito que prefere.

Claro que o que estou ensinando é uma fórmula básica e que se você der uma pesquisada ou tiver algum amigo bom de design, pode ficar mais descolado... mas a princípio a ideia é demonstrar que o que importa é a informação clara e legível....deixe a arte falar por si na exposição, não queira ser criativo demais no convite.

Repare que este mesmo convite poderá ser o banner de sinalização na fachada do local ou um cartaz para distribuir em lugares interessantes para divulgar... apesar de que não acredito muito em cartazes...normalmente acabam em locais que já tem outros cartazes e poucas pessoas lêem este tipo de informação no meio de tanta poluição... para um cartaz funcionar, ele deve ser pensado com criatividade, colocado no poste da frente da padaria ao lado da galeria, tipo assim...

Agora vou dizer o que realmente funciona: contatos pessoais, olho no olho, fazer seu convidado se sentir valorizado por sua atenção pessoal...o resto, grande parte vai pela festa, seus convidados pessoais podem ser potenciais compradores...Vá fazendo uma lista...seu médico, o farmacêutico, o dono do restaurante que vc almoça, pessoas que já lhe deram um cartão nessa vida....


Próximo Capítulo: Como fazer um Blog e outras dicas pra relacionamentos virtuais com o público














2 comentários:

  1. pode realizar a exposição sem moldura msm ?

    ResponderExcluir
  2. gostei das dicas. Nao sou artista plástica, mas fazemos exposições dos artistas locais no Consulado do Brasil em Amserdam.

    ResponderExcluir