sábado, 12 de julho de 2014

FUNDAMENTAL: TER UM BOM CURRÍCULO


Pra começo de conversa, todo este blog é para iniciantes, logo, se você acha que faz melhor, ótimo! To só tentando ajudar quem nunca fez ou tem dificuldades.... Começando então... É fundamental ter um currículo eficiente, que seja objetivo e claro sobre quem você é, o que você já fez nessa vida pra se achar artista e, principalmente, como poderá ser achado caso alguém queira lhe chamar para expor ou vender, ou seja TODOS os seus contatos. Não imagine a raiva que dá querer falar com alguém, acessar seu currículo e ter tudo lá menos um telefone. Quando isso acontece minha vontade é de rasgar toda a documentação do amador na hora...
Outra coisa é saber colocar as informações pertinentes de forma clara e rápida...os avaliadores são cheios de coisas pra fazer e tem milhares que nem vc querendo a atenção, então não canse...nada de currículo TCC com 20 laudas, figurinha e rococó, seja objetivo. Currículo bom tem no máximo 3 páginas...NO MÁXIMO! E mais umas 3 ou 4 folhas de Imagens das Obras.
Vamos à receita:
Use um WORD ou outro software de texto. Nada de powerpoint, corel,...É só texto, em preto.
Letra em Arial (tem gente que usa times mas acho muito antiquado..). Na hora de salvar, tem a opção de salvar em PDF, o que é aconselhável para não haver o perigo de editarem seu currículo por algum motivo...sabe-se lá né...

Parte 1 - Identificação

Nome Artístico
Nome completo (em letra menor entre parênteses)
RG, CPF, Local e Data de Nascimento, Filiação
Endereço
Telefones (TODOS QUE TIVER, fixo, celular, trabalho...)
E-mail
Endereço nas redes sociais - Facebook, Twitter, Instagram, etc...
Site ou Blog - isso não é opcional, se não tiver um, faça-o - ensinaremos num próximo post.

Parte 2 - Atividades Recentes 
** Neste ítem você vai colocar somente o que contribui para a imagem de artista que você quer passar. Não colocar se já fez curso de esperanto ou escola do segundo grau...

- Nome da disciplina/curso, nome da faculdade ou prof., cidade, ano
Quem não cursou faculdade de artes pode colocar cursos com prof. de artes
Se não tiver curso algum, pode escrever que é autodidata, mas pelo menos tente acrescentar uma lista de referências, de onde vc buscou conhecimento pra desenvolver suas técnicas, valendo até link de tutorial na internet ...
- Exposição/ões Coletiva/s - Cidade, local, ano
- Exposição/ões Individual/is - Cidade, local, ano

Outras coisas em atividades artísticas que tenham envolvido público: ter dado alguma oficina de artes, ter sido monitor ou montador de exposição ou espaço artístico, ter trabalhado com artistas, ter criado algum tipo de publicação em artes, ter participado de algum grupo de arte ou atelier, etc...

Atenção: Escolha as coisas principais que tenham maior valor. Não é necessário fazer uma lista com
50 atividades. Na medida que um artista avança na carreira pode ir selecionando e mostrando no currículo somente as mais importantes, ajuda a torná-lo mais objetivo e demonstra qualificação. Por exemplo, em currículos de iniciantes, é benvindo constar uma exposição num barzinho, tem uns bem legais pra isso, bem culturais, mas depois de ter realizado uma individual ou coletiva numa galeria, pode ser interessante excluir o registro da exposição no barzinho.

Parte 3 - Conceito Técnico e Artístico
Muito cuidado nessa hora! Não conte seus traumas de infância ou aspirações para a humanidade. Seja resumido e objetivo. Tente focar mais na descrição de sua técnica e reserve no máximo 2 frases ao romantismo conceitual. Suas chances de errar e passar uma ideia equivocada serão menores.

Primeiro parágrafo - De que é feito: Descrição dos materiais utilizados e se for o caso, modos de utilizá-lo que no seu entendimento pareceu original...ex: pintura à óleo que sofreram facadas e depois foi queimado as bordas soltas...

Segundo parágrafo - De onde veio seu conhecimento técnico: Essa frase começa assim - "Minhas referências são... e dai vc conta sobre suas influências, dê nome de artistas que gosta,  situações estéticas que aprecia como cinema, arquitetura... ( "o cinema surrealista, as catacumbas romanas, as cores do por-do-sol, a simetria da arquitetura das catedrais"...) Isso é uma lista de referência, não um romance...pense como se fosse um lista.

Terceiro parágrafo - Sua chance de abrir o coração, mas não muito. 2 frases apenas pra dizer o que vc pretende dizer com sua arte. Esta frase começa mais ou menos assim... "Penso que meus trabalhos irão sugerir...." Sim, porque você acha que o público vai ver uma coisa nos seus trabalhos, mas vc não tem certeza, eu posso ver o que eu quiser, então sua arte não FAZ isso ou aquilo, ela apenas SUGERE.

Parte 3 - Imagens dos Trabalhos
Por mais que você pinte, desenhe, faça escultura e videoarte, ao fazer um currículo e escolher as imagens de seus trabalhos tenha UNIDADE. Escolha apenas uma técnica. Pipocar mostrando vários tipos de técnicas pode passar a impressão que você não tenha profundidade de pesquisa e desenvolvimento em nenhuma delas. Não esqueça que seu currículo concorre por uma vaga com outros currículos. FOQUE no seu melhor. Escolha a técnica e depois de todos seus trabalhos nesta técnica, escolha de preferência uma série de mesmo tema...só paisagens, só rostos, só abstratos...demonstre que aquela linda imagem não foi um golpe de sorte isolado, mas que você domina sua técnica e tem condições de apresentar um trabalho com identidade própria e unidade, qualidade dos profissionais. Isso irá fortalecer a ideia positiva que os avaliadores do seu currículo terão de você.

Faça BOAS Imagens e uma BOA Impressão. Certifique-se que na foto coube toda a imagem fotografada e que não haja pontos de sombra ou reflexo. Se for necessário edite a luz da foto. Se não souber fazer a foto ou a edição, peça ajuda pra quem sabe. Tenha atenção para que a foto não fique lavada ou escura, fora de foco ou com cores diferentes da realidade. Um bom avaliador perceberá tudo isso e quanto pior a foto pior a ideia do quanto vc seja profissional. E isso vale para a impressão.
No máximo duas fotos por página. No máximo 6 fotos. Deixe uma margem branca de aprox 1 cm entre uma foto e a outra. Certifique-se que a impressão seja de boa qualidade e não fique lavada ou modifique as cores. Use de preferência papel fotográfico ou algum outro mais encorpado. Lembre-se que o barato pode causar sua desclassificação. Boas gráficas possuem assistentes com experiência para ajudar que seu trabalho tenha boa qualidade. Você está pagando, faça a gráfica expressa lhe ajudar, peça para revisarem seu layout e se acharem algo a melhorar, considere se é procedente e, se sim, peça para fazê-lo.

TUDO PRONTO!  Pra entregar, coloque um clips no topo de cantinho prendendo currículo e imagens e coloque numa pasta simples de plástico transparente mais encorpadinho. Lembre-se, nem mais nem menos. Nem saquinho fulero nem brochura. Seu currículo e imagens devem ser fáceis de achar e manusear, podendo ser guardado facilmente e mantendo uma boa apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário